OBESIDADE SARCOPÊNICA E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS RESIDENTES EM UM <I>(Y FACTORES ASOCIADOS EN ANCIANOS RESIDENTES EN UN)</I> MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

OBESIDADE SARCOPÊNICA E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS RESIDENTES EM UM (Y FACTORES ASOCIADOS EN ANCIANOS RESIDENTES EN UN) MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL

Susana Cararo Confortin1,Giovâni Firpo Del Duca2,Vandrize Meneghini3 y Aline Rodrigues Barbosa4
1Kinesióloga, Estudante, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
2Kinesiólogo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil
3Kinesióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil
4Kinesióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil

Florianópolis, Brasil (SIIC)

A obesidade sarcopênica foi associada exclusivamente ao sexo feminino e às idosas com idade avançada (con el sexo femenino y con mujeres de edad avanzada) que residiam sem companhia no seu domicílio e (en su domicilio) y consumiam bebida alcoólica. A partir dos resultados, observa-se que são necessárias estratégias preventivas para o ganho de peso e perda de massa (ganar peso y contra la pérdida de masa) muscular para amenizar/controlar a prevalência de obesidade sarcopênica nos idosos, iniciando condutas preventivas desde a fase adulta, pois com o (ya que con) el processo de envelhecimento, há alterações da (se producen alteraciones de la) composição corporal.

Com o envelhecimento ocorre redução da (Con el envejecimiento se produce la pérdida de) massa muscular, aumento da massa gorda e alterações hormonais, que têm papel fundamental no estado de saúde do idoso (en el estado de salud del anciano).1 Além disso, com o avanço da (Además, con el envejecimiento aumenta la) inatividade física e os hábitos alimentares inadequados,2 que contribuem para a modificação da composição corporal. A combinação das alterações fisiológicas advindas do (resultantes del) envelhecimento com os comportamentos não saudáveis aumentam o risco de aumento da (el riesgo del aumento de la) resistência à insulina e redução da função física. A condição desproporcional de massa muscular e massa gorda é comumente chamada de (y de masa grasa es comúnmente llamada) obesidade sarcopênica.3

Os mecanismos patológicos envolvidos na (Los mecanismos patológicos involucrados en la) obesidade sarcopênica ainda não estão completamente esclarecidos pela literatura.4 Entretanto, já se sabe que essa condição crônica aumenta o risco de desfechos (el riesgo de resultados) clínicos desfavoráveis, como distúrbios metabólicos,5 sintomas depressivos,6 incapacidade funcional7 e fragilidade nos idosos.8

A prevalência de obesidade sarcopênica aumenta com o avanço da idade,9 variando de acordo com a população estudada e definição utilizada;10-14 está associada ao maior risco de doenças cardiovasculares13 e mortalidade por todas as causas.9

A obesidade e as alterações da massa muscular têm sido investigados em populações idosas no Brasil.15 A identificação de subgrupos populacionais mais acometidos pela (más atacados por la) obesidade sarcopênica pode subsidiar o estabelecimento de medidas preventivas mais adequadas, bem como o desenvolvimento (así como el desarrollo de) políticas públicas de saúde para a população idosa. Sendo assim, esse estudo* teve por objetivo identificar a prevalência e os fatores associados à obesidade sarcopênica em idosos residentes em um município do Sul do Brasil.

Este é um estudo transversal, com análise secundária de dados de estudo epidemiológico, de base populacional e domiciliar, realizada com pessoas de 60 anos ou mais (con personas de 60 años o más) (pesquisa “Saúde - AC”), residentes no município de Antônio Carlos, estado de Santa Catarina, sul do Brasil.

Em 2010, de acordo com o Censo,16 a população do município era de 7458 habitantes, sendo 12.8% com 60 anos ou mais. Antônio Carlos possuía três equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), abrangendo 100% do município.

Os detalhes da população e amostra foram apresentados (El detalle de la población de la muestra fue presentado) previamente:17 compuseram a amostra 477 idosos das áreas rural e urbana cadastrados no (y urbana registrados en el) programa ESF.
Considerou-se como obesidade sarcopência a presença conjunta de obesidade abdominal e sarcopenia. A obesidade abdominal foi determinada pelo perímetro da cintura (por el perímetro de la cintura) (PC) em centímetros, utilizada como indicador de obesidade, assim como adotado em estudos prévios.10,18 A mensuração do PC segui padronização (La medida del PC siguió el modelo) de Callaway et al.19 Os idosos foram classificados com obesidade quando apresentavam PC igual ou superior a 88 cm para mulheres e 102 cm para homens.20 A sarcopenia foi identificada por meio da análise de três variáveis: teste de sentar e levantar 5 vezes de uma cadeira (prueba de sentarse y levantarse de una silla cinco veces) (SeL), força de preensão manual (fuerza de prensión manual) (FPM) e índice de massa muscular (IMM), conforme algoritmo (Figura 1), adaptado de Cruz-Jentoft et al.,21 por Gobbo.22

Foram classificados como sarcopênicos os idosos que: 1) no teste SeL, obtiveram tempo (segundos) igual ou superior ao (igual o superior al) percentil 75, e tiveram IMM (kg/m2) inferior ao percentil 20, desta população, ou; 2) no teste SeL, obtiveram tempo inferior ao percentil 75, mas apresentaram FPM (kg) igual ou inferior ao percentil 25, e IMM igual ou inferior ao percentil 20, para esta população.




O teste SeL foi realizado segundo técnicas utilizadas na (fue realizado según las técnicas utilizadas en la) Short Physical Performance Battery (SPPB).23

A FPM foi mensurada duas vezes, com intervalo de um minuto entre as execuções, sendo considerado o maior valor (kg). A medida foi realizada no braço (Se tomó la medida en el brazo) considerado de maior força (de acordo com a informação do executante) usando-se dinamômetro mecânico, de acordo com procedimentos descritos previamente.24 A FPM (kg) foi considerada como adequada e inadequada e a inadequação foi determinada no primeiro quartil (y la inadecuada fue determinada en el primer cuartil) (25%) das distribuição dos valores, de acordo com o sexo o índice de massa corporal [IMC = massa corporal (kg)/estatura2 (m)], baseado na proposta (basado en la propuesta) de Fried et al.25 A classificação do IMC foi realizada de acordo com os seguintes valores:26 IMC < 22 kg/m2, baixo peso; = 22.0 kg/m2 e = 27 kg/m2, peso adequado, e > 27 kg/m2, excesso de peso.
O IMM foi verificado a partir da razão entre massa muscular (MM), em kg, e altura, em m, ao quadrado (IMM = MM/altura2). A MM foi mensurada por meio de equação preditiva de Lee et al.:27


MM (kg) = 0.244 x peso corporal (kg) 7.8 x estatura (m) – 0.098 x idade (anos) 6.6 x sexo etnia – 3.3

Variáveis independentes

Sociodemográficas: sexo, grupo etário (60-69, 70-79, 80 anos ou mais), arranjo familiar (vive sozinho/acompanhado) (situación familiar [si vive solo o no]) e alfabetização (possui, não possui).

Estilo de vida: tabagismo (fumante; ex-fumante/nunca fumou) e consumo de álcool (sim: = 2 dias por semana/ não: = 1 dia por semana).

Incapacidade para atividades básicas de vida diária (não/sim). Os indivíduos foram considerados incapazes (sim) quando relataram dificuldade para realizar uma ou mais tarefas (una o más tareas): atravessar um quarto caminhando; vestir-se; tomar banho; alimentar-se; sentar-se e levantar-se da cama, e ir ao banheiro.

Incapacidade para atividades instrumentais de vida diária (não/sim). Os indivíduos foram considerados incapazes (sim) quando relataram dificuldade para realizar uma ou mais tarefas a seguir: dificuldade para realizar para preparar uma refeição quente (para preparar una comida caliente); cuidar do próprio dinheiro; ir a lugares sozinho solo; fazer compras de alimentos; usar o telefone; fazer tarefas domésticas leves; fazer tarefas domésticas mais pesadas, e tomar os remédios.

O provável déficit cognitivo (não/sim) foi verificado por meio do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM): = 12, sim; = 13 pontos, não.28


Resultados

Foram entrevistados 477 pessoas (73.2 ± 8.8 anos), sendo a maioria mulheres (56.8%), idosos que residiam acompanhados no domicílio (86.9%), alfabetizados (82.5%), sem incapacidade funcional para atividades básicas ou instrumentais da vida diária e sem déficit cognitivo. Dentre os comportamentos (Entre las conductas), observou-se que 69.6% dos idosos nunca fumaram e 72.8% não consumiam álcool mais de um dia por semana.





O presente estudo envolveu amostra (El presente estudio engloba una muestra) representativa da população idosa de um município do sul do Brasil, no qual 71.4% dos idosos vivem em área rural.16 Estudos prévios realizados no Brasil não abrangeram idosos de área rural (no abarcaron ancianos de áreas rurales).14,29 Os resultados mostraram que a prevalência de obesidade sarcopênica foi menor que 5% e não foi identificada no sexo masculino. Ter 80 anos ou mais e viver sozinho foram as características associadas positivamente à obesidade sarcopênica, enquanto o (mientras que el) consumo de álcool foi negativamente associado ao desfecho.

A prevalência de obesidade sarcopênica diverge entre os estudos, especialmente devido à falta de critério único adotado para tal definição12 e/ou diferenças metodológicas para sua classificação. No presente estudo a prevalência foi inferior à (En el presente estudio la prevalencia fue inferior a la) verificada por Hwang et al.30 em coreanos, com 60 anos ou mais (6.1% para homens e 7.3% para mulheres) e por Batsis et al.,9 em uma população de idosos norte-americanos (18.1% em mulheres e 42.9% em homens). Nos estudos com idosos brasileiros as prevalências foram de 21.5%,14 23.4%29 e 34.2%31 somente para mulheres (solamente en mujeres).

A associação entre ter 80 anos ou mais e obesidade sarcopênica foi identificada previamente9 e pode refletir a perda de gordura dos membros (y puede reflejar la pérdida de grasa de los miembros), aumento de gordura corporal abdominal15 e maior quantidade de gordura infiltrada no músculo.11 As alterações musculares juntamente com o aumento da gordura corporal e redução da atividade física podem aumentar a resistência à insulina e favorecer o processo inflamatório.11 Além disso, idosos mais velhos têm menores valores de força muscular quando comparados aos idosos mais jovens,24 provavelmente em decorrência da redução da (Además, los más ancianos presentan menores valores de fuerza muscular, probablemente como consecuencia de la menor) atividade física,11 alterações neurais e da massa muscular e células metabolicamente ativas.32 Além disso, com avanço da idade observa-se perda de gordura dos (Asimismo, a mayor edad se observa pérdida de grasa en los) membros, aumento de gordura corporal abdominal15,32 e maior quantidade de gordura infiltrada no músculo.11 No estudo de Batsis et al.,10 em análise transversal de dados do National Health and Nutrition Examination Study 1999-2004, os autores verificaram aumento na prevalência da obesidade sarcopênica a cada década, sendo os idosos com 80 anos ou mais os mais acometidos (los más afectados de los cuales son los ancianos de 80 años o más).

Os resultados mostraram que as pessoas que relataram viver sozinhas tiveram maior prevalência de obesidade sarcopênica. Idosos que moram sozinhos estão mais suscetíveis às mudanças (Los ancianos que viven solos son más susceptibles a los cambios) de hábitos alimentares,33 ao isolamento social e à (al aislamiento social) y a la falta de autocuidado.34 Estes fatores podem repercutir no maior comprometimento funcional e motor,33 redução da massa muscular, aumento da gordura corporal e, consequentemente, aumento da obesidade sarcopênica.

A associação entre consumo de álcool e menor prevalência de obesidade sarcopênica diverge de estudo prévio.30 A baixa prevalência de obesidade sarcopênica entre os idosos que consomem álcool pode estar vinculada à vida social mais agitada, no entanto, são necessárias mais investigações a respeito desta relação (respecto a esta relación). Idosos que consomem álcool, moderadamente, apresentam melhor cognição, melhor qualidade de vida e menos sintomas depressivos que seus pares que não consomem álcool.35 Assim, os idosos com essas características são mais motivados em realizar atividades físicas e sociais, fatores que podem auxiliar na manutenção da (factores que pueden ayudar a mantener su) capacidad física36 e massa muscular, além de amenizar o aumento da gordura corporal.

Como limitação do estudo, pode-se citar o uso de informações autorreferidas (estilo de vida e incapacidades), que podem repercutir na interpretação errônea da informação pelo (que pueden influir en una incorrecta interpretación de la información) del entrevistado, e/ou omissão de respostas legítimas quando o idoso recebeu auxílio do cuidador/acompanhante.

No presente estudo, a obesidade sarcopênica foi associada exclusivamente ao sexo feminino e às idosas com idade avançada, que residiam sem companhia no seu domicílio e consumiam bebida alcoólica. A partir dos resultados, observa-se que são necessárias estratégias preventivas para o ganho de peso e perda de massa (del aumento de peso y de la pérdida de masa) muscular para amenizar/controlar a prevalência de obesidade sarcopênica nos idosos, iniciando condutas preventivas desde a fase adulta, pois com o processo de envelhecimento há (ya que durante el envejecimiento se dan) alterações da composição corporal.



ua51717