PROMOÇAO A SAUDE DA FAMILIA EM CRECHE COMUNITARIA





PROMOÇAO A SAUDE DA FAMILIA EM CRECHE COMUNITARIA

(especial para SIIC © Derechos reservados)
Atualmente, planeja-se um processo de capacitação de coordenadores de pequenos grupos que possam abordar aspectos fundamentais de promoção à saúde da família disfuncional. O método a ser utilizado consiste de exposição de princípios de prevenção e promoção à saúde e uma discussão em grupo para compartilhar experiências. Cada um, por si próprio, estabelecerá metas semanais para se auto-educar, partindo do pressuposto de que corrigindo nosso próprio comportamento estaremos interferindo positivamente no comportamento de todo o grupo familiar.
azevedo9.jpg Autor:
Sandra De Azevedo Pinheiro
Columnista Experto de SIIC
Artículos publicados por Sandra De Azevedo Pinheiro
Coautor
Cibele Alves Chapadeiro Castro Sales* 
Professor Doutor em Psicologia, Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Hospital Escola da FMTM.*
Recepción del artículo
29 de Septiembre, 2003
Aprobación
29 de Octubre, 2003
Primera edición
15 de Diciembre, 2003
Segunda edición, ampliada y corregida
7 de Junio, 2021

Resumen
O Ensino Médico e o projeto de Promoção à Saúde comunitária em creche comunitária desenvolveu um trabalho com as famílias das crianças. A exclusão social em que se encontravam as famílias geraram problemas como violência física, dependência química, entre outros. A direção da creche sempre trabalhou no sentido de promover a inclusão social, mas mais ações foram necessárias para lidar com os problemas. Então, o trabalho de promoção à saúde iniciou com pequenos grupos de mães e funcionárias a fim de discutir temas específicos. Em seguida, pretendeu-se ampliar os benefícios para mais pessoas, e os autores juntamente com uma terapeuta familiar, desenvolveram um trabalho de assembléia de rede. Este trabalho reunia mães e funcionárias da creche convidadas a colocar e discutir suas estratégias que utilizaram para solucioná-los. Ao final, decidiu-se por retornar ao trabalho em grupos menores, talvez pela dificuldade de realizar um processo construtivo em um grupo grande, com uma população acostumada a receber aconselhamentos. Uma maneira intermediária de trabalhar está sendo proposta.


Artículo completo

(castellano)
Extensión:  +/-3.03 páginas impresas en papel A4
Exclusivo para suscriptores/assinantes

Clasificación en siicsalud
Artículos originales > Expertos de Iberoamérica >
página   www.siicsalud.com/des/expertocompleto.php/

Especialidades
Principal: Epidemiología
Relacionadas: Administración Hospitalaria, Atención Primaria, Medicina Familiar, Medicina Interna, Pediatría, Salud Pública



Comprar este artículo
Extensión: 3.03 páginas impresas en papel A4

file05.gif (1491 bytes) Artículos seleccionados para su compra



Bibliografía del artículo
  1. Holzmann, M.E.F. Jogar É Preciso: Jogos Espontâneo-Criativos Para Famílias E Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  2. Holzmann, M.E.F. & Grassano, S.M. Multifamílias. Construção De Redes De Afeto. Curitiba: Editora Integrada, 2002.
  3. Brasil. Ministério Da Saúde. Programa De Saúde Da Família. Fundação Nacional De Saúde. Ministério Da Saúde, Mimeo, 20p, 1994
  4. Levcovitz, E. ; Garrido, N.G. Saúde Da Família: A Procura De Um Modelo Anunciado. Cadernos De Saúde Pública, N 1, Jan/Jun96.
  5. Minas Gerais. Educação Permanente Em Saúde Da Família. Secretaria De Estado De Saúde De Minas Gerais; Escola De Saúde De Minas Gerais; Faculdade De Medicina Da Universidade Federal De Minas Gerais; Escola De Enfermagem Da Universidade Federal De Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.
  6. Minuchin, S. Famílias. Funcionamento E Tratamento. Porto Alegre, Ed Artes Médicas, 1982, 238 P.
  7. Minuchin, Patricia; Colapinto, Jorge; Minuchin, Salvador. Trabalhando Com Famílias Pobres. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999, 230 P.
  8. Thiollent, Michel. Crítica Metodológica, Investigação Social E Enquete Operária. Coleção Teoria E História. Ed. Polis, São Paulo, 1987, 270 P.
  9. São Paulo . Secretaria Da Saúde. Implantação E Desenvolvimento De Programa De Saúde Da Família-Psf. São Paulo, Secretaria Da Saúde, 1999, Mimeo, 22 P.
  10. Aguiar, Dayse Santos De.A Saúde Da Família No Sistema Único De Saúde: Um Novo Paradigma Tese (Mestrado) Escola Nacional De Saúde Pública, Rio De Janeiro, 1998, 160 P.
  11. Carrasco, Eduardo; Hidalgo, Carmen Glória; Bella, Mônica; Bolivar, Daniela; Lira, Anita; Cabezas, Ana Maria. Capacitación Del Equipo De Salud En Un Programa De Atención De Familias En Riesgo Biopsicosocial . Cuadernos Médico-Sociales, Santiago, Chile, 38 (3):20-7, Setembro 1997.
  12. Yamamoto, Renato Minoru; Primo, Edneia; Cardoso, Iara; Conceição, Elizabeth M.; Anzai, Isamouram. N.; Santos, M.Graças; Oliveira, Nayara L.; Leone, Cláudio. Um Modelo De Ensino Para Médicos Residentes Na Área De Pediatria Comunitária: A Visita Domiciliar Contribuindo Para Uma Formação Profissional Mais Abrangente. Pediatria, 20(3):172-8, Jul/Set 1998, São Paulo.
  13. Madeira, Angela Chapon Cordeiro; Costa, Juvenal Soares Dias Da; Rocha, Ana Lúcia G.L. Da; Silveira, Rita De Cássia Fossati. Introdução Do Programa De Medicina De Família No Posto De Saúde Da Vila Municipal, Pelotas , Rs. Revista Amrigs; 41(4):195-201, Out/Dez 1997.

Título español
Resumen
 Bibliografía
 Artículo completo
(exclusivo a suscriptores)
 Autoevaluación
  Tema principal en SIIC Data Bases
 Especialidades

  English title
  Abstract
  Key words
Full text
(exclusivo a suscriptores)


Autor 
Artículos
Correspondencia

Patrocinio y reconocimiento
Imprimir esta página
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los contenidos de la Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) S.A. sin previo y expreso consentimiento de SIIC.
ua31618