CORRELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOS <I>(CALIDAD DE VIDA Y TRABAJO DE LOS)</I> DOCENTES UNIVERSITÁRIOS - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

CORRELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOS (CALIDAD DE VIDA Y TRABAJO DE LOS) DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Hugo Machado Sánchez1,Hildenise Souza Silva2,Eliane Gouveia de Morais Sanchez3,Moira Paz Rodrigues4,María Alves Barbosa5 y Celmo Celeno Porto6
1Kinesiólogo, Direcor, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Brasil
2Fisioterapeuta, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Brasil
3Professora, Professora adjunta, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Brasil
4Especialista, Professora, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, Brasil
5, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil
6, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil

Rio Verde, Brasil (SIIC)

O trabalho (El trabajo) docente pode ser considerado uma das profissões mais (una de las profesiones más) estressantes, que geram diversas síndromes no (generan diversos enfermedades en el) indivíduo, causadas pelo (por el) excesso de atividades que estes desempenham, prejudicando a saúde física e psicossocial desses profissionais (salud física y psicosocial de estos profesionales).

Introdução
O termo qualidade (El término calidad) de vida (QV [CV]) expressa um constructo amplo (un espectro amplio), multifatorial e multidimensional. No entanto, cada vez torna-se mais claro que não inclui (Sin embargo, cada vez más se hace evidente que no incluye) apenas fatores relacionados à saúde, como bem-estar físico, funcional, emocional e mental, mas também outros fatores, tais como o (tales como el) trabalho.1
Quando se fala sobre QV, não se pode deixar de falar (Cuando se habla de CV, no se puede dejar de hablar) sobre qualidade de vida no trabalho (QVT), visto que o trabalho faz parte dos (ya que el trabajo es parte de los) elementos que compõem a QV. Segundo (Según) Martel e Dupuis2 a QVT corresponde a uma condição experimentada pelo indivíduo na busca dinâmica de seus (por el individuo en la búsqueda dinámica de sus) objetivos, organizada dentro dos domínios de trabalho.
O trabalho docente pode ser considerado uma das profissões mais estressantes, que geram diversas síndromes no (generan varios síndromes en el) indivíduo, causadas pelo excesso de atividades que estes desempenham, influenciando na QV e na QVT, prejudicando a saúde física e psicossocial desses (dañando la salud física y psicosocial de estos) profissionais.3
Existem diversas causas que afetam a (afectan la) QV e a QVT, entre elas estão a pressão diária associada à longa jornada (entre ellas está la presión diaria asociada con una larga jornada) de trabalho, a necessidade de atingir uma excelente qualificação (alcanzar una excelente calificación), a insegurança profissional, a realização de atividades fora da universidade, que acontece devido à baixa remuneração desses (debido a la baja remuneración de estos) profissionais e estas situações geram alterações físicas e psíquicas. Diante disto, o presente estudo* teve como objetivo, avaliar (Por lo tanto, el presente estudio* tuvo como objetivo evaluar) a QV e a QVT dos docentes da área das ciências exatas em uma IES, comparar a QVT entre os gêneros e correlacionar a QV com a QVT.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo transversal em uma (Se trata de un estudio descriptivo transversal en una) universidade brasileira. Foram avaliados (Se evaluaron) 51 docentes das ciências exatas, de ambos os sexos, docentes em regime de trabalho estatutários e não estatutários e (y no estatutarios y) docentes com mais de seis meses de docência universitária. Excluíram-se do estudo docentes portadores de deficiência física (con alguna discapacidad física), que exerciam exclusivamente atividade administrativa, em período de licença (qualquer tipo) e que estavam realizando estágio de docência (pasantía como docente). O estudo foi submetido e aprovado pelo (y aprobado por el) Comitê de Ética em Pesquisa.
Três instrumentos foram utilizados, um referente aos aspectos sociodemográficos, um instrumento específico para avaliação da QVT, o TQLW-425 e o WHOQOL-bref.6 Todos os questionários foram auto-administrados. Os professores que participaram da pesquisa assinaram o (Los maestros que participaron en la investigación firmaron el) TCLE que foi entregue aos mesmos em duas vias e receberam um envelope contendo os três (que fue entregado a ellos por duplicado y recibieron un sobre que contenía los tres) questionários. No ato do recebimento (Luego de la recepción), os envelopes foram lacrados sem identificação e somente abertos após serem recolhidos (y sólo se abrieron después de haber sido recogidos) todos os outros.
A análise estatística foi realizada com o programa SPSS 20.0® e incluiu análise descritiva no Excel 2013®, acompanhada de testes estatísticos de comparação e de correlação. Foram considerados significativos valores de p menor a 0.05.

Resultados
Neste estudo (En este estudio) participaram 32 docentes universitários não estatutários e 19 docentes universitários estatutários. Dos docentes em regime de (Entre los docentes en régimen de) trabalho estatutário, 12 docentes eram do sexo masculino e 7 docentes do sexo feminino, enquanto os docentes (mientras los docentes) em regime de trabalho não estatutário, 21 docentes eram do sexo masculino e 11 docentes do sexo feminino.
A idade média dos docentes foi de 35.63 ± 11.21 anos, sendo os docentes do sexo masculino com idade média de 36.56 ± 12.16 anos, e as docentes com idade média 33.40 ± 8.36 anos.
Na comparação pelo teste (En la comparación por la prueba de la) t entre a QV e QVT geral dos docentes em regime estatutário e não estatutário, não houve significância estatística. Na comparação entre os domínios e esferas dos (Comparando los ámbitos y esferas de los) docentes em regime de trabalho estatutário e não estatutário, observou-se que houve diferença significativa do domínio físico da QV (p = 0.03). Em relação à QVT verificou-se diferença nas esferas psicológica/comportamental (p = 0.03) e esfera sociológica/política (p = 0.01).
Ao comparar a QV e seus domínios, bem como a QVT e suas esferas (Al comparar la CV y sus ámbitos, así como la CVT y sus esferas) entre os sexos, pode-se verificar que houve diferença significativa na esfera psicológica/comportamental (p = 0.04) da QVT, demonstrando que os homens possuíram uma melhor percepção destes (los varones tuvieron una mejor percepción de estos) aspectos comparados às mulheres.
Observou-se que houve uma correlação positiva moderada significante de (r = 0.51 e p = 0.04) entre a QV e QVT nos docentes estatutário (resultado obtido por meio do teste (obtenido por medio de la prueba) de correlação de Pearson). Da mesma forma, verificou-se correlação entre a QV e QVT nos docentes não-estatutários (r = 0.4 e p = 0.001).
A avaliação geral da QV dos docentes avaliados foi 69.62, já o escore geral da QVT foi de 61.68, o qual é tido como (la puntuación general de la CVT fue 61.68, lo que se considera) percepção satisfatória.

Discussão
O resultado da comparação entre os grupos dos docentes estatutários e não estatutário, não demonstrou diferença estatística. Conceição7 verificou a QV do docente que trabalha em instituição federal, estadual e privada, em um estudo com 59 professores e resultados determinaram que somente os docentes da (sólo dos docentes de la) universidade privada apresentaram pior (presentaron peor) QV. Esses resultados mostraram que a QV em docentes doutores de universidades federais e estaduais é melhor pelo fato de possuírem uma (es mejor por el hecho de que tienen una) menor carga horária em aula e uma maior carga horária em projetos de extensão e pesquisa.
No presente estudo, observou que não houve diferença significativa entre os docentes estatutários e não estatutários em relação à QV e QVT, mas ambos apresentaram carga horária exaustiva.
Em um estudo realizado por Koetz; Rempel e Périco8 foram analisados a QV de professores universitários do Rio Grande do Sul com 203 professores e foi possível observar que os professores horistas tiveram (los profesores que cobran por hora/clase tuvieron) menor QV e os professores com horas parciais e integrais uma melhor QV.
Cardoso9 objetivou identificar o índice de QV de 76 mulheres docentes universitárias todas elas, lotadas em cursos da área da saúde (todas ellas, en los cursos del área de la salud). Os resultados apontaram que as docentes possuíam uma boa QV. Esse resultado infere que as docentes possuem uma boa QV em seu ambiente de trabalho.
Vasconcelos et al.10 analisou os aspectos referentes a QVT do corpo docente de um faculdade que implantou um modelo teórico avaliativo por meio da metodologia de Walton, que é composto por oito critérios, as quais são relacionadas com questões de desejos e (que se compone de ocho criterios, que están relacionados con temas de los deseos y) expectativas dos colaboradores. Como resultados verificaram que o nível de satisfação dos funcionários é alto em relação à QVT na instituição.
Diferente destes resultados, o presente estudo identificou que a QVT foi satisfatória, e apontou que tanto a QV como a QVT podem influenciar a satisfação dos sujeitos com o seu trabalho e/ou sua vida em geral. Timossi, Pedroso, Pillati11 dissertaram que ao correlacionar à QV com a QVT pode ser observado uma tendência da gestão de pessoas, visto que a eminente possibilidade de se avaliar a (ya que la posibilidad inminente de evaluar la) influência dos critérios da QVT na QV e também inversamente.
Petroski12 com o objetivo de analisar a QVT percebida pelos professores realizou um levantamento (llevó a cabo una encuesta) com 366 professores permanentes ativos, de ambos os sexos com dedicação exclusiva em 2003. Verificou-se que a QVT está abaixo das necessidades dos docentes, porém a metade dos (sin embargo la mitad de los) docentes estão satisfeitos com sua QVT. Na comparação entre os gêneros, demostrou que o sexo masculino apresentou uma melhor percepção da QVT.
Nair13 avaliou a relação entre a QVT e seu efeito sobre Cidadania Organizacional e Comportamental e entrevistou 30 docentes universitários. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes do sexo feminino possuem melhor QVT. No entanto, em relação ao (Sin embargo, respecto al) nível de dedicação ao trabalho docente, as mulheres apresentaram um maior nível.

Conclusão
Ao avaliar a QVT nos docentes da área de ciências exatas em uma universidade pode-se concluir que os professores possuem uma satisfatória QVT, sendo estes estatutários e não estatutários independente do sexo. Ao correlacionar QV e QVT verificou-se uma correlação positiva significante indicando que para este grupo estas variáveis são indissociáveis (variables son inseparables).

ua51717