IMPACTO DA VACINA <I>(DE LA VACUNA)</I> CONJUGADA ANTIPNEUMOCÓCICA NA REDUÇÃO <I>(EN LA REDUCCIÓN)</I> DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE EM CRIANÇAS <I>(EN NIÑOS)</I> - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

IMPACTO DA VACINA (DE LA VACUNA) CONJUGADA ANTIPNEUMOCÓCICA NA REDUÇÃO (EN LA REDUCCIÓN) DE PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE EM CRIANÇAS (EN NIÑOS)

Altacilio Nunes
Faculdade De Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil

Ribeirão Preto, Brasil (SIIC)

A imunização com a vacina pneumocócica 10-valente pareceu reduzir o número de casos de pneumonia em crianças durante o período de estudo. Estudos prospectivos são necessários para confirmar a eficácia da vacina contra a ocorrência de pneumonia pneumocócica.

As pneumonias adquiridas na comunidade (PAC) representam um importante problema de saúde pública em crianças (salud pública en niños) em todo o mundo, sobretudo, lactentes e aquelas com idade (principalmente los lactantes y aquellos con edad) inferior a cinco anos. As PAC são responsáveis por um grande número de internações hospitalares e por uma alta taxa (y por una alta tasa) de mortalidade infantil e de crianças com até cinco anos de idade (hasta cinco años de edad). Devido a este cenário os custos (escenario, los costos) financeiros são altos para o sistema de saúde, além (además de) de impactar negativamente nos (en los) indicadores de saúde de uma maneira geral (general).
Ciente da (Consciente de la) necessidade de alterar esse problema a Organização Mundial da Saúde tem estimulado a implementação de medidas efetivas de prevenção e combate à ocorrência das (y combate a la aparición de las) PACs entre crianças. Dentre tais (Entre tales) medidas, pode-se salientar a (se puede destacar la) incorporação da imunização ativa com o uso das vacinas (activa con el uso de las vacunas) anti-pneumocócicas conjugadas, 7-valente, 10-valente e 13-valente, indicadas para lactentes, bem como, a (así como la) vacina anti-pneumocócica polissacarídica 23-valente, indicada para crianças acima dos dois anos (con más de dos años) de idade e adultos, incluindo-se idosos (incluyendo los ancianos).
Diante disto (Frente a esto), a partir de 2010 com o objetivo principal de reduzir a ocorrência de doença (la presencia de la enfermedad) pneumocócica grave, o Ministério da Saúde do Brasil incorporou a vacina pneumocócica 10-valente no calendário de imunização de crianças menores de dois anos de idade, adicionando-a obrigatoriamente ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Assim, no sentido de mensurar o (Por lo tanto, con el fin de medir el) resultado real desta medida preventiva adotada no Brasil, o objetivo deste estudo foi avaliar o (fue evaluar el) impacto da referida vacinação sobre a incidência de doenças respiratórias infecciosas, incluindo as PAC, em crianças com idade inferior a dois anos, antes e depois da (antes y después de la) introdução da vacina pneumocócica 10-valente no PNI.
Foi realizado um estudo transversal envolvendo serviços (que involucró los centros) de atenção primária em saúde e redes de hospitais de uma cidade no Estado de Minas Gerais, Brasil, entre 2009 e 2012. A pesquisa foi (La investigación fue) realizada tendo como unidades de estudo os atendimentos (las atenciones) médicos em ambulatórios de pediatria registrados entre 2009-2012, com filtros para a idade do paciente, médico assistente, unidade de atendimento ambulatorial e a unidade de saúde da família. Foi então conduzida uma (Se llevó a cabo una) pesquisa para identificar casos de PAC, otite média aguda e sinusite aguda como diagnósticos essencialmente clínicos. Os dados foram (Los datos fueron) registrados com base no diagnóstico segundo a (según la) Classificação Internacional de Doenças (CID) códigos: A40.3, J13, J15.8, J15.9, J18.9, J18.0; todos as outros admissões foram excluídas. Nome do paciente, a idade, o sexo, o diagnóstico, endereço e filiação foram coletados (dirección y filiación) a partir desses registros. Para analisar a associação entre variáveis, a razão (la razón) de prevalência (PR) com seu respectivo intervalo de confiança a 95% foi empregada (se utilizó) como medida de efeito. Para avaliar as diferenças (Para evaluar las diferencias) entre medidas de tendência central, foi utilizado o teste t de Student para amostras independentes (médias), e o teste de Wilcoxon para medianas. Na análise da diferença (análisis de la diferencia) entre proporções, foi utilizado o teste do (el test del) qui-quadrado. Cálculo do tamanho da amostra (de la muestra) foi necessário, porque foram incluídas todas as crianças vacinadas no (en el) período relatado.
Este estudo comparou as taxas (las tasas) de internação e atendimento ambulatorial entre crianças com diagnóstico de PAC, otite média aguda (OMA), e sinusite em uma cidade dentro de Minas Gerais (MG) no período 2009-2012. A comparação avaliou diferenças em casos antes e depois da introdução da vacina anti-pneumocócica 10-valente no com o calendário recomendado no Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde. Um total de 377 registros (198 meninos e 179 meninas) foram avaliados, incluindo crianças hospitalizadas ou crianças tratadas em ambulatório para uma das três doenças (una de las tres enfermedades) respiratórias. Foi observada uma redução de 40% na prevalência de PAC após a introdução da (luego de la introducción de la) vacina pneumocócica conjugada. Crianças do sexo masculino foram 28% mais propensas a desenvolver a (a desarrollar la) doença. A razão de prevalência = 1.96 (IC 95%: 1.52-2.53; p < 0.05) sugeriu que a não vacinação foi (sugirió que la ausência de vacunación fue) associada com a ocorrência de PAC, sendo que a prevalência da referida doença foi 70% menor (RP = 0.30; IC 95%: 0.24-0.37; p < 0.05) em crianças vacinadas, como recomendado em comparação com crianças com a vacinação atrasada, sugerindo que o (lo que sugiere que el) esquema vacinal atualizado melhora a proteção. A vacinação não protegeu as (no protegió las) crianças contra a ocorrência de otite média aguda e nem de sinusite.
A prevenção de doenças e medidas de promoção da saúde são a meta (son el objetivo) principal nos programas de saúde pública, e os programas de vacinação podem contribuir para melhorias nos padrões de saúde (de los estándares de salud) da população. Nesta (En esta) década, vacinas implementadas por políticas de imunização, incluindo as (incluyendo las) vacinas conjugadas pneumocócicas, foram demonstradas como medidas seguras, eficientes e eficazes na redução da doença e da morte (y de la muerte) causada por S. pneumoniae. Em países onde a vacinação foi implementada e mantida com (y mantenida con) alta cobertura, a redução da doença pneumocócica invasiva foi clinicamente e estatisticamente significativa. Da mesma (De la misma) forma, este estudo demonstrou uma redução no número das (del número de) crianças afetadas pela CAP. No entanto (Sin embargo), para maximizar a os efeitos da vacina, a cobertura populacional homogênea deve ser o objetivo de todas as unidades de atenção primária em saúde, pois, no (ya que, en el) presente estudo, a imunização com a vacina pneumocócica 10-valente reduziu (redujo) significativamente o número de casos de pneumonia em crianças durante o período de estudo. Estudos prospectivos são necessários (se necesitan) para confirmar a eficácia da vacina contra a ocorrência de pneumonia pneumocócica.

ua51717