CONTAMINAÇÃO DO SOLO EM PRAÇAS (DEL SUELO EN PLAZAS) DE BELO HORIZONTE, BRASIL, POR ESTÁDIOS EVOLUTIVOS DE PARASITOS DE CÃES (DE PERROS) - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

CONTAMINAÇÃO DO SOLO EM PRAÇAS (DEL SUELO EN PLAZAS) DE BELO HORIZONTE, BRASIL, POR ESTÁDIOS EVOLUTIVOS DE PARASITOS DE CÃES (DE PERROS)

Ruth Massote Dracz1,Lanuze Rose Mozzer2,Walter Dos Santos Lima3 y Luciane Madureira Ribeiro4
1Biolog, Estudante, Departamento De Parasitologia, Instituto De Ciências Biológicas (icb). Universidade Federal De Minas Gerais (ufmg)
2Medica Veterinária, Estudante, Departamento De Parasitologia, Instituto De Ciências Biológicas (icb). Universidade Federal De Minas Gerais (ufmg)
3Medico Veterinário, Professor Adjunto, Departamento De Parasitologia, Instituto De Ciências Biológicas (icb). Universidade Federal De Minas Gerais (ufmg)
4Biologa, Estudante, Departamento De Parasitologia, Instituto De Ciências Biológicas (icb). Universidade Federal De Minas Gerais (ufmg), Belo Horizonte, Brasil

Belo Horizonte, Brasil (SIIC)

Os animais de companhia assumem importante papel dentro da sociedade uma vez que promovem o desenvolvimento saudável de crianças tornando-as mais responsáveis, aumentando a sociabilidade e desenvolvendo aspectos positivos em seu caráter. É importante que a população seja orientada quanto à necessidade de tratar os animais domésticos e controlar a natalidade dos mesmos com o intuito de minimizar o número de animais errantes, visto que são disseminadores de parasitos causadores de zoonoses. Deve-se ressaltar a importância do controle periódico das parasitoses gastrintestinais em cães, com base no correto diagnóstico e uso adequado de antiparasitários.

Os animais de companhia assumem (las mascotas tienen) importante papel dentro da sociedade uma vez que promovem o desenvolvimento saudável (desarrollo sano) de crianças tornando-as mais (volviéndolas más) responsáveis, aumentando a sociabilidade e desenvolvendo aspectos positivos em seu (en su) caráter.1 Além disso, os efeitos da (Además, los efectos de la) relação psicossocial entre homem e cão são muito (y perro son muy) benéficos, principalmente, para pessoas com necessidades especiais como idosos e deficientes.2-4 Todos esses fatores justificam o considerável crescimento do número de cães dentro da sociedade nos dias atuais (en la actualidad). Porém, esse estreito (Sin embargo, ese estrecho) contato físico com o homem, pode se tornar um importante fator para a dispersão de doenças e (un factor importante para el esparcimiento de enfermedades y) parasitas que estes animais albergam. Apesar da alta prevalência5-7 de endoparasitos em cães que causam zoonoses e, portanto, representam risco (riesgo) significativo para a saúde pública, existem falhas (fallas)8-12 no controle dessas (en el control de esas) parasitoses o que implica na (lo que implica la) persistência da contaminação ambiental. Desse modo, tanto os animais quanto os (como los) seres humanos são prejudicados com a persistência do parasitismo. As manifestações clínicas no homem variam de acordo com a (varían según la) espécie do parasito, mas incluem (pero incluyen) problemas: visuais, neurológicos, dermatológicos, respiratórios e entéricos. Além disso, causam impacto na saúde pública e na economia.13 Em decorrência da (Como consecuencia de la) importância das zoonoses, tanto do ponto de vista social quanto do ponto (desde el punto de vista social como desde el punto) de vista econômico, é necessária a adoção (la adopción) de medidas capazes de minimizar estes transtornos. Um estudo para se conhecer (para conocer) a prevalência de cada uma das parasitoses é necessário para a elaboração de métodos adequados para a prevenção e controle. O presente trabalho* foi idealizado com o (se diseñó con el) objetivo de pesquisar a contaminação do solo de praças (del suelo de plazas) publicas, que são locais de lazer e (son sitios de ocio y) áreas de recreação infantil, com os estádios evolutivos de parasitos de cães com potencial zoonótico.
O estudo foi realizado entre os meses de março à setembro de 2011. As regiões (Las regiones) Norte e Sul de Belo Horizonte possuem respectivamente 46 e 137 praças. Dessas praças, 15 foram escolhidas da (fueron elegidas de la) região Norte e 15 da região Sul por serem as mais (ser las más) frequentadas pela (por la) população local. Foram coletadas um (Fueron recolectadas un) total de 210 amostras de solo (105 pertencentes a área norte e 105 a área sul) e 141 amostras de fezes (muestras de materia fecal) (71 pertencentes a área norte e 70 pertencentes a área sul). As amostras de solo foram analisadas pela (Las muestras del suelo se analizaron con la) técnica de Caldwell & Caldwell modificada por Corrêa (1995)14 para pesquisa de ovos, cistos e/ou oocistos (huevos, quistes u ovocitos). Para amostras de fezes, foram utilizadas as técnicas de Hoffmann, Pons e Janer (1934)15 para pesquisa de ovos. A análise foi realizada à microscopia óptica em objetivas de 10X e 40X.

Após analise (Luego del análisis), 89 (42.4%) amostras de solo (46 amostras na área norte e 43 na área sul) e 104 (73.5%) amostras de fezes (55 amostras área norte e 49 na área sul) estavam contaminadas. Foram encontrados ovos de Ancylostoma sp, Toxocara sp, Trichuris sp e Dipylidium sp, cistos de (quistes de) Giardia sp e oocistos de Isospora sp. A associação entre mais de um parasito por amostra foi (por muestra fue) observada em 37 e 45 amostras, solo e fezes, respectivamente, sendo que Ancylostoma sp e Toxocara sp foi a mais frequente, seguido de Ancylostoma sp e Giardia sp; Ancylostoma sp e Trichuris sp; Toxocara sp e Trichuris sp; Ancylostoma sp e Isospora sp.

Em ambos locais (En ambos sitios) observou-se a presença (la presencia) de um grande número de cães conduzidos por proprietários e também cães errantes (perros errantes), o que pode justificar o considerado número de fezes presentes no (en el) ambiente. Os resultados mostram a frequência de diferentes parasitos em todos os locais de coletas (en todos los sitios de recolección). Sendo assim, nestas praças onde a (en estas plazas donde la) população utiliza constantemente para lazer e recreação a possibilidade de infecção humana é real, pois o ambiente constitui um (ya que el abiente constituye un) importante foco de contaminação por permitir viabilidade de ovos, larvas, cistos e oocistos no ambiente. É importante que a população seja orientada quanto à (sea orientada de acuerdo con la) necessidade de tratar os animais domésticos e controlar a natalidade dos mesmos com o intuito de (su natalidad con la intención de) minimizar o número de animais errantes, visto que são disseminadores de parasitos causadores de zoonoses. Deve-se ressaltar a (Se debe reforzar la) importância do controle periódico das parasitoses gastrintestinais em cães, com base no correto (con base al correcto) diagnóstico e uso adequado de antiparasitários.

ua51717